Vocacional

Então... um jovem sente o chamado de Deus, decide que gostaria de ser missionário - e aí o que acontece? A primeira coisa que precisa ser feita, é entrar em contato conosco, para que possamos iniciar um caminho de discernimento vocacional.

Discernimento é uma palavra muito importante, pois revela quem é o centro disso tudo: Deus. Nós estamos aqui para discernir a sua vontade. Então, da parte do Instituto, queremos ajudar o jovem a discernir qual é o plano de Deus para Ele.

Como fazemos isso?
O nosso caminho vocacional passa por três etapas:

·         Despertar – despertar para a realidade do chamado de Deus na própria vida
·         Discernir – discernir se os sinais que está vendo são mesmo indicadores de um verdadeiro chamado da Trindade
·         Optar – Ajudar o jovem a fazer uma opção livre e consciente.

Discernimos através de correspondência, encontros pessoais, email, encontros pelo skype - dependendo da realidade do jovem. Ao longo de todo o caminho, vamos falando também sobre o nosso carisma e a nossa espiritualidade para que o jovem que está discernindo possa ver se é isso mesmo que quer para sua vida. 

O itinerário passa por alguns momentos importantes:

·         Acompanhamento externo: 6 meses a 1 ano 
·         Nesta etapa, vamos despertando a consciência vocacional e começando o processo de discernimento. Através dos encontros e correspondência, vamos olhar os apelos que o jovem sente na oração e na vivência do dia-dia, e amadurecer sua resposta aos mesmos. Além do mais, aprende sobre o carisma do Instituto como modo de viver sua resposta ao chamado de Deus.

Período de experiência de convivência comunitária: 15 dias a 1 mês
    • Já tendo sido exposto ao conteúdo do carisma, este tempo de convivência ajuda a ver como é na prática a vivência deste carisma e também sentir na pele como é a vida de um missionário, participando das atividades da comunidade.
Período de experiência: 6 meses a 1 ano.
    • Agora, já tendo experimentado de perto a vida do dia-dia dos Missionários, o jovem candidato é convidado a aprofundar seu discernimento de modo mais intenso. Neste tempo, além de viver o ritmo da comunidade, conhecendo cada vez mais a vida do Instituto, vai também ser ajudado a se conhecer mais profundamente e a amadurecer como pessoa – requisito fundamental para a vida consagrada. Ao ser aprovado, poderá ingressar na primeira etapa de formação do Instituto – o período de Prova.

Quem pode iniciar o acompanhamento vocacional?
Se você, do sexo masculino, está querendo discernir o plano de Deus para sua vida e você tem entre 16 – 26 anos de idade, então entre em contato conosco e diga “Sim” à sua vocação! savmipk@hotmail.com