Padre Faccenda



Padre Luigi Maria Faccenda, OFM Conv.

“Apóstolo apaixonado pelo ideal de São Maximiliano Kolbe”

Padre Luigi (no batismo recebeu o nome de Mario), filho de Augusta e Olímpio Faccenda, nasceu em San Benedetto Val di Sambro (Bologna) no dia 24 de Agosto de 1920.
Aos 12 anos entrou no seminário do Frades Menores Conventuais em Faenza, Itália, onde, apesar da saúde precária completou a  sua formação franciscana e os estudos teológicos.

Em 1937 iniciou o noviciado em Assis, onde emitiu a profissão simples dos votos de Castidade, Pobreza e Obediência, em 12 de Agosto de 1938. Em 1941 emitiu a profissão solene dos votos, em Faenza. Foi ordenado sacerdote na mesma cidade no dia 18 de Maio de 1944. De 1945 a 1979 trabalhou como Diretor regional da Milícia da Imaculada na Emilia Romana.




Em 1954, junto com algumas jovens pertencentes à Milícia da Imaculada, deu inicio as Missionárias da Imaculada Padre Kolbe, que em pouco tempo receberam a aprovação da Arquidiocese de Bologna, pelo Cardeal Lercaro, depois pelo Cardeal Poma e em seguida pelo Cardeal Biffi.







Em 1992, o Instituto recebeu do Santo Padre, o papa João Paulo II, a aprovação definitiva como Instituto Secular de Direito Pontifício. 

Na sua incansável atividade missionária,  Padre Luigi, seguindo o caminho de Padre Kolbe, se fez promotor de múltiplas iniciativas de evangelização e de difusão da espiritualidade mariana.


Em 1946 empreendeu uma florescente atividade editorial com a publicação da revista “Milizia Mariana” (em língua italiana), para a formação mensal e informação mariana e missionária, com o desenvolvimento das Edições da Imaculada.

Em 1969, ouvindo o chamado de Paulo VI “A América Latina: esta é a sua hora” Padre Luigi foi aos lugares mais pobres e necessitados da América Latina, enviando pouco depois uma comunidade das Missionárias na Argentina. Com amor e dedicação acompanha passo a passo a missão. A partir da Argentina abriu-se novos campos de ação missionária: Estados Unidos, Bolivia, Luxemburgo, Polonia, Brasil e Mexico.

Em 1988 dá vida aos Voluntários da Imaculada Padre Kolbe. Um grupo de leigos e clérigos agregados ao Instituto do qual compartilham a espiritualidade e a missão.




Em 17 de Maio de 1995, a Pontifícia Faculdade Teológica “San Bonaventura” em Roma, com a aprovação da Congregação para a Educação Católica, conferiu ao Padre Luigi a láurea em “ad honorem  in Sacra Teologia” pela sua contribuição ao aprofundamento e a difusão do pensamento mariano de São Maximiliano Kolbe.


 Em 11 de Fevereiro de 1997, no Brasil junto com seu Confrade, Frei Sebastião Benito Quaglio, OFM Conv., Padre Luigi deu inicio ao Instituto dos Missionários da Imaculada Padre Kolbe.




No ano de 2004, Padre Luigi celebrou com imensa alegria o aniversário de 60 anos da sua Ordenação Presbiteral e os 50 anos de vida do Instituto das Missionárias da Imaculada Padre Kolbe.
  
No verão de 2005 o seu estado de saúde se agrava. Na manhã de Domingo, dia 09 de Outubro de 2005, na Casa da Imaculada, em Borgonuovo (Bologna), sede Central do Instituto das Missionárias da Imaculada Padre Kolbe, Padre Luigi retorna a “casa do Pai”, na eternidade.
  
Deste homem que se abriu a ação do Espírito e soube colher nos sinais dos tempos a voz amorosa de Deus, podemos perceber características que nos impulsionam  na caminhada de fidelidade ao Senhor da vida:

  • Sacerdote Franciscano
Foi seguramente um dos frades mais conhecidos e estimados da Província e da Ordem, sobretudo na região da Emília-Romana, que ele percorreu para oferecer a todos o seu serviço franciscano-sacerdotal-mariano”. (Padre Antonio Renzini – Provincial).
  

  • Consagrado a Imaculada

“Maria me conduziu pela mão e se mostrou a cada momento mãe e mestra, me concedeu de superar as provas, as dores e as lutas, salvou a minha vocação e o meu sacerdócio, sustentando-me em cada passo do meu caminho”.(Padre Luigi Faccenda)


  • Apaixonado pela Eucaristia
“A missa – dizia – é ‘um momento em que se rompe as barreiras do tempo e do espaço para  faze-me sentir uma coisa só com a Igreja que exulta no céu, com aquela que sofre e aguarda no purgatório e com a Igreja que caminha comigo: com os pés cansados e vacilantes, mas com o olhar sempre fixo no alto’. Também a adoração foi um expressão luminosa da sua espiritualidade.”

  • Seguidor de São Maximiliano Kolbe

“14 de Agosto de 1941: o corpo de Padre Kolbe foi levado ao forno crematório de Auschwitz, e as suas cinzas foram dispersas ao vento. Aparentemente nada havia sobrado dele  e que o homens no futuro não venerariam nada do seu corpo.

Mas aquelas cinzas foram pelo horizonte, espalhadas em todo lugar pelo vento, fecundada do profundo e insuperável amor de Nossa Senhora, dando vida a tantos irmãos que através da Milícia da Imaculada (MI) continuam a difundir o seu ideal em todas as nações”. (Padre Luigi)

  • Fiel a Igreja
Era convencido que “amar a Igreja significa estimá-la e ser feliz de pertencer a ela, ser fiel, obedece-la e servi-la, ajuda-la com sacrifício e alegria na sua árdua missão ... com amor honesto e generoso para com toda a obra da criação que nos circunda: a vida, a família, a sociedade, a verdade, a justiça, a liberdade, a bondade”.




MISSIONÁRIO INCANSÁVEL
Tinha um amor de predileção com relação aos jovens, os mais pobres e enfermos. Desejou levar o Evangelho nos lugares mais necessitados de evangelização  e de promoção humana: Argentina, Bolivia, Brasil, ... Ele mesmo oferecia luz e conforto às pessoas que as missionárias encontravam na sua missão.


APÓSTOLO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO


Acreditava com paixão no uso dos meios de comunicação social a serviço do Evangelho e se fazia disponível para entrevistas a televisão e a rádio, semeando o espírito a consagração à Imaculada em modo teórico e prático, com oportunas aplicações aos vários problemas da vida espiritual, humana e social.



 FUNDADOR DE DOIS INSTITUTOS MISSIONÁRIOS

“Porque as forças do mal devem trabalhar tanto? E nós o que fazemos? Viver como bons cristãos, às vezes ociosos?, como dizia Padre Kolbe. Não podemos fazer qualquer coisa a mais? Certamente!  Se nos colocamos nas mãos de Maria, podemos levar mais facilmente a salvação aos irmãos. Tenho tanta esperança que estes dois Institutos possam realizar o sonho de São Maximiliano Kolbe: que todos os irmão possam encontrar  a felicidade em Deus por meio da Imaculada”.
(Padre Luigi Faccenda)
 

“Agora é a vossa vez de oferecer tudo: vida, tempo, amor pela humanidade. O impulso radical de toda minha paixão, o dinamismo de todas as minhas ações, foi a fé  na verdade e na dignidade do homem... acreditei no homem”. 
Padre Luigi Maria Faccenda






Nenhum comentário:

Postar um comentário