27/11 Medalha Milagrosa

Homília Frei Sebastião 27/11 - Santuário Milícia da Imaculada - Sede Nacional

Nossa Senhora as Graças, da Medalha Milagrosa
Hoje celebramos a festa da Medalha a Milagrosa. Vou fazer uma comparação, uma vez estava na Itália, onde começou a minha vocação, a certo ponto, numa janela, vi uma bandeira brasileira, então gritei. Aquele pedaço de pano fez com que me lembrasse de imediatamente do Brasil. Por suas cores e dizeres, a Bandeira, se torna o símbolo do país, Por ele podemos expressar o nosso respeito, carinho e amor pelo nosso país em qualquer lugar do mundo. O tecido em si não representa nada, não é mágico. Nós é que colocamos valor nos símbolos que representam a nossa nação.
A Medalha Milagrosa não é um amuleto, mas como uma bandeira, um distintivo, atribuído por São Maximiliano Kolbe, à Milícia da Imaculada, que encerra todo um conteúdo da nossa fé.
Em 1830 a 27 de novembro a Santíssima Virgem manifestou-se a Santa Catarina Labouré, a simples e desconhecida noviça das Irmãs de Caridade de São Vicente e Paulo, em Paris, França. A qual aparecendo em sua frente, lhe pediu para cunhar uma medalha de acordo com a aparição. Catarina quis realizar a vontade de Nossa Senhora e assim, conseguir com o tempo, que a Medalha fosse cunhada e depois propagada na França e para o mundo todo.
Nossa Senhora apareceu em pé, sobre o globo terrestre, com a veste branca,  o manto azul e o véu. De suas mãos saiam raios luminosos em direção a Terra. Embaixo de seus pés, existe aquilo que Jesus alertou “o príncipe deste mundo”, ou seja, o mal, simbolizado pela serpente. Nossa Senhora, a mulher do Genesis que luta contra o mal. Olhando para medalha sentimos que Ela se coloca assim, como grande vencedora sobre o mal. Ela que gerou Deus, Ela é grande porque Deus a fez assim. Ao redor Dela vemos a invocação “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”. A Medalha Milagrosa é na realidade a Medalha da Imaculada Conceição, dogma este proclamado pela Igreja em 1854, sendo que Ela mesma se apresentou como Imaculada em 1858 na gruta de Massabielle à jovem Bernardete Soubirous em Lourdes também  na França.
A grande força evangelizadora para São Maximiliano Kolbe é a Imaculada, ele ainda nos alerta: “Se alguém quiser entender o mistério da Imaculada, o peça de joelhos ao Espírito Santo”, pois, acreditava ele ser a Imaculada a força potentíssima contra o mal, como diria o Papa João Paulo II em sua cela de morte no campo de concentração em Auschwitz, que ela era uma energia muito forte capaz de transformar o mal. Portanto essa postura de Nossa Senhora nesta aparição é a representação da luta e da vitória. “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós” estamos com ela, esmagando a cabeça do mal, trazendo ao mundo Jesus Cristo, libertando-o  de todo mal.
No verso da medalha, vemos toda a representação de quem é Nossa Senhora no plano da salvação. No centro tem a letra “M”, sustentando uma cruz, de tal forma que vemos outra realidade a letra “M” de Maria e a cruz de Jesus. Assim Ela nos aparece como corredentora. Abaixo da cruz vemos os corações com as chamas acima, que simbolizam o grande amor pela humanidade, um  deles, o de Jesus, coroado de espinhos e o outro, o de Nossa Senhora, transpassado por uma lança. Ao redor de tudo isso as doze estrelas que representam a Igreja e o todo o Universo. O uso da Medalha Milagrosa é uma maneira de expressar o nosso amor pela Imaculada. Aprendemos de São Maximiliano o grande poder de Nossa Senhora que é uma criatura, não acima de Deus, mas ela é a mais perfeita e poderosa criação divina. Todos nós amamos a natureza, tudo é lindo, árvores, flores, pássaros, céu... De noite as estrelas, o mar as montanhas, tudo o que faz parte do universo é lindo! Mas o universo que não se enxerga com os olhos físicos, porque é muito superior, é o nosso universo com a Imaculada e o Espírito Santo é muito mais lindo. Nossa Senhora é o rosto materno de Deus. Peço a Ela hoje que realize em nós aquilo que Ela deseja Não nos esqueçamos de pedir a Ela todas as graças, até aquelas que, como Ela mesma declarou, não chegamos a pedir. Aqueles raios que não chegavam até a terra, na imagem da aparição e que Catarina perguntou; “O que são esses raios?” e ela respondeu: “São as graças que não me pedem.” Portanto, não tenham medo de pedir. Vejam aqui na milícia todos os dias chegam intenções pelas quais rezamos todos os dias. Não tenham medo de pedir, vamos confiar, pois Ela vai nos ajudar a enfrentar tudo. Vamos como São Maximiliano nos ensinou tornar a Imaculada mais conhecida e amada por todos para que assim Ela possa levar o Seu filho Jesus a todos os corações. Amém!
Você benfeitor que recebe a carta mensal dos missionários da Imaculada, além do cartão de natal no mês de Dezembro recebe-rá a medalha Milagrosa, que seria enviada neste mês de novembro, mais por motivos de entrega não foi entregue no prazo previsto.
Fonte: Milícia da Imaculada - Setor de Internet e Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário