Nossa Senhora Aparecida - Padroeira do Brasil

Aparecida como inspiração

Em 12 de outubro, o Brasil comemora o dia de sua padroeira, representada por uma imagem singela de barro resgatada por pescadores há quase três séculos no Rio Paraíba. O simbolismo deste acontecimento faz lembrar o passado de nosso país: a era colonial, a escravidão, a dependência política e econômica. Cada detalhe da história da imagem remete à certeza de que Deus atua na história. A cor negra do barro deu aos escravos a esperança e a certeza de que a Virgem estava ao seu lado. Ter sido “pescada” por gente humilde, bem como os milagres que ocorreram ao seu redor, parecem comprovar os versos do Magnificat: “Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes” (Lc 1,52). A história de Aparecida é uma história de libertação.
Inspirados por Aparecida, podemos traçar perspectivas para a contínua transformação de nosso país. Um exemplo é a abolição definitiva de nosso povo negro e sua emancipação, pois ainda nos dias atuais é forte o preconceito, e o maior número de jovens mortos pela polícia e pelo crime é de jovens negros. Para corrigir isto, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (www.seppir.gov.br), ligada à Presidência da República, vem desempenhando ações importantes desde sua criação em 2003. É preciso desta forma avançar no que está dando certo e rever o que é falho.
A transformação social por que o Brasil passou nos últimos anos permitiu a retirada de mais de 40 milhões de pessoas das linhas de miséria e pobreza (o equivalente à população da França), fato respeitado por outros países mais ricos. Mas a pobreza ainda existe, havendo a necessidade de outras ações neste sentido. Não somos mais colônia de Portugal, nem de nenhum outro país, mas  sofremos com o problema da desigualdade, iniciado na época da chegada dos portugueses.
A história de Aparecida pode ser desta forma inspiradora, fazendo-nos avaliar o quanto avançamos, o que ainda falta, e de que modo podemos trabalhar para a construção de um país cada vez mais justo. Um símbolo que passa despercebido, mas que é importantíssimo, é o fato de as primeiras capelas de Aparecida terem sido feitas por pessoas voluntárias que trabalhavam conjuntamente erguendo as paredes simples. Tal símbolo pode nos ajudar a refletir sobre nosso papel de construtores de nosso próprio país, precisando para isto trabalharmos todos juntos para a promoção do bem comum, com fé, esperança e, sobretudo, com a certeza de que Deus e a Padroeira caminham conosco.
 Autor do Texto: Guilherme Demarchi - Linguista (Site da Milícia da Imaculada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário