Mês de Setembro - Mês da Bíblia

A BÍBLIA SAGRADA

Quando e em que língua foi escrita a Bíblia?
Antes de respondermos as perguntas sugeridas acima convém lembrar que, quando abrimos as Sagradas Escrituras estamos à abrir um dos livros mais lido e mais famosos do mundo, para se ter uma ideia, 1,5 bilhão exemplares da Bíblia já foram impressos e divulgados por todo mundo, atualmente esta impressa em 1.685 idiomas portanto  encontra-se em todos os países do nosso planeta. Todos nela buscam uma palavra capaz de nos devolver a calma, nos trazer novo alento e nos conduzir a salvação pois: “Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para instruir, para refutar, para corrigir, para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, qualificado para toda boa obra” (2Tm.3,16-17).

Olhando numa perspectiva um tanto superficial é um livro como tantos outros, porém lançando um olhar mais profundo vemos que é um livro diferente de todos os outros a começar pelo tempo em que foi escrito, enquanto um livro comum é por vezes escrito num espaço muito pequeno em um ou dois meses a Bíblia foi escrito dentro de um período de mais de mil anos, para nos situarmos melhor as vezes entre um livro e outro houve um espaço de mais de um século para ser escrito. Estudos mais remotos dizem que a Bíblia começou a ser escrita no tempo de Moisés que viveu ai pelos anos 1250 aC. Quando o faraó Ramsés II governava o Egito, hoje a maioria dos estudiosos dizem que a Sagrada Escritura começou a ser escrita no ano 1000 aC. No tempo dos reis: Saul, Davi e Salomão e, o primeiro trecho Bíblico a ser escrito foi o cântico de Débora no livro de (Jz.5), o último livro foi escrito por volta do ano 100 dC. E este foi o Apocalipse de São João,  note que entre o primeiro e ultimo livro da bíblia a ser escrito existe um período de 1.100 anos.
Para respondermos a segunda parte da pergunta acima é importante saber que a Bíblia foi escrita em: GREGO, HEBRAICO e ARAMAICO, a língua hebraica era a língua essencialmente religiosa, todo o Primeiro Testamento (Antigo Testamento) foi escrito em hebraico menos, ( Jr. 10,11; Dn. 2,4b__ 3,1-23; 3,91__7; Esd. 4,8__6,18;7,12-26) que foram escritos em ARAMAICO.
Os livros: Sabedoria, 2º Macabeus,  Dn. 3, 24-90; 13,__14 e Est. 10,4__16,24 foram escritos em GREGO.
Quanto ao Segundo Testamento (Novo Testamento) todo ele foi escrito  foi escrito em GREGO. A lingua grega usada na Bíblia era o grego popular chamado “Koiné”, vale ressaltar aqui que ficou famosa uma tradução do Primeiro Testamento do HEBRAICO  e ARAMAICO para o GREGO, 200 anos aC, feita por setenta sábios (doutores da Lei) de Alexandria e por isso ficou conhecida como tradução dos setenta.
As três línguas GREGO, HEBRAICO e ARAMAICO, tinham as seguintes características: o GREGO era a língua falada em casa, o ARAMAICO no âmbito diplomático e o HEBRAICO era a língua como disse antes essencialmente religiosa. Tradicionalmente se diz que o HEBRAICO  era a língua  povo HEBREU ou povo de Deus, HEBREU vem de HEBER que era o nome de um dos descendente de SEM filho de NOÉ (Gn, 5, 32).
Sem nos colocarmos dentro do momento histórico do povo de Deus, não compreenderemos nem sua Palavra, nem  tampouco a historia de seu povo, por isso vamos juntos neste caminho que iniciamos hoje descobrir o quanto é fascinante e fiel a Palavra de Divina dita muitas vezes de forma tão humana.


      Welison Lima de Medeiros
                                                 Missionário da Imaculada Pe. Kolbe - Comunidade de Goiânia GO

                                              

Referências

1.    LIVRO: “CONHEÇA MELHOR A BÍBLIA” -  PE. LUIZ CECHINATO
2.    BÍBLIA DE JERUSALÉM
3.    BÍBLIA O PEREGRINO
4.    BÍBLIA EDIÇÃO DA FAMÍLIA

5.    BÍBLIA TEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário