Diário da Missão Dourados - Semana Santa


1º Dia de Missão

Como sabemos a Missão hoje não é fácil. O Porque? Olha a explicação de Jesus: "Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como pois invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? assim como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam coisas boas! (Romanos 10:13-15)".

Nossos pés podem sim estar cansados, mas anunciar a outras pessoas a paz de Jesus é uma tarefa árdua e muito interessante, pois nos permite conhecer a realidade. 

No primeiro dia, nós missionários (eu principalmente), ficamos muito preocupados sobre como as pessoas iriam reagir com a nossa chegada em suas casas.
Umas viam de longe, soltavam os cachorros e se prendiam dentro de casa. Já outros esperam ansiosamente a nossa chegada.

Foi bonito testemunhar que os protestantes na qual visitei acolheram a mim e a Dona Inês (ministra de nossa comunidade) muito bem. Enquanto alguns católicos deixaram a desejar. Partilhamos a palavra de Deus e convidamos a rezar com conosco a oração que o próprio Jesus nos ensinou: O Pai Nosso.
Vários foram os testemunhos durante a missão. Por Exemplo: o missionário Rafael visitou uma senhora que é de descendência japonesa, e ela até o agradeceu com um lindo ARIGATÔ.
Também, não esqueçamos de que para tudo isso acontecer, existem os que colaboram para sustentar com a alimentação. A cozinheira de nossa missão aqui em Dourados ficou emocionada pela quantidade de coisas que as pessoas trouxeram a nós missionários. "Vejo que o que vocês fazem aqui, as pessoas retribuem. Mas nunca vi tantas pessoas durante esta semana ajudando" (Dona Mara).
Peço somente a você que reze por nós Missionários Consagrados a Imaculada, para que possamos transmitir a Paz que Cristo nos Deixou a todas as casas onde passarmos. Salve Maria Imaculada!


Gabriel Fernandes
Missionário da Imaculada - Pe. Kolbe
Período: Aspirantado
Comunidade de Dourados - MS

2º Dia de Missão

Este segundo dia de missão foi uma maravilha apesar das dificuldades do caminho e o medo de não ser bem recebido.
Mas, fomos corajosos e corajosas; enfrentamos o medo e fomos até as pessoas, de casa em casa,  para levar o evangelho que está em São João 20.19-23 onde Jesus nos pede que com a força do Espírito Santo levemos à paz as pessoas. E assim fomos...
  
Ao entrar nas casas, dizíamos: "que a paz esteja nesta casa".  Ao falar isso as pessoas que vinham receber-nos com frieza, raiva e até preocupadas, se alegravam como os discípulos se alegraram ao ouvir isso de Jesus.

O mais bonito é que ao falar que a paz esteja nesta casa, nesta família, as pessoas nos recebiam mais felizes e contentes.
Não só evangelizamos, como também fomos evangelizados. 
Eu sem conhecer a realidade das pessoas e sem conhecer o local direito, assim fui. Jesus nos faz ir a lugares que não conhecemos...
Pessoas são evangelizadas com as palavras do Evangelho e tem mais força para enfrentar o medo; muitas nos disseram que tinham vergonha de ir à igreja, por serem mais humildes ou pobres em bens, e porque as demais pessoas iriam ficar reparando...

Uma moça testemunhou que viveu esta situação, que tinha vergonha das outras pessoas, mas mesmo assim tinha o desejo de ir a igreja. Conversando com ela, chegamos a conclusão de que a igreja é de todos, então ela poderia se sentir na casa de DEUS, pois a igreja pertence à ela também. Ela falou que não só iria para a igreja como também levaria os filhos para a catequese.

Alguns não quiseram nos receber, nos trataram mau.  Mas, não nos fez desanimar e seguimos...partilhamos,  juntos com o padre e você leitor, dos frutos da missão.

Jorge Luiz
Missionários da Imaculada - Pe. Kolbe
Aspirante

3º Dia de Missão

 Hoje foi muito bom, aliás, cada dia é melhor do que o outro.

Cheguei na casa de uma senhora gaúcha, de Porto Alegre, partilhamos da Palavra e ela trouxe a Palavra para sua vida, sua realidade de algo que ela viveu, então disse que é no sofrimento que passamos, que nós nos  fortalecemos em Deus. O sofrimento nos faz ficarmos firmes na fé e sermos corajosos. Seu filho tinha nascido pre-maturo, o que foi difícil... mas foi nesse momento difícil que sentiu que Deus estava com ela e seu filho. 

Muitas pessoas falam "ah se não vai pelo amor, vai pela dor à Cristo". Com isso, ela nos fez entender que é na dor que Deus também está mas, nos não percebemos porque somos muitas vezes ingratos com Deus e só o buscamos quando precisamos.
Ela é catolica e todos os dias agradece a DEUS pelo trabalho e o dom de sua vida, uma pessoa de fé que nos recebeu com grande amor.

Percebi que o importante não é só ir na casa da pessoa, é primeiro levar a palavra de Deus e também partilhar. Saber ouvir as pessoas que nos recebem.

Me lembro que fui na casa de uma paroquiana ela estava fazendo trabalho da faculdade (o nome dela é Neila). Chamou seu filho e foram nos ouvir, rezar conosco e partilhar da Palavra. Disse ainda: "é muito lindo esse trabalho de vocês, eu gostaria de também fazer mas, o tempo não me permite... acho importante sair e evangelizar e digo mais, este é o tempo de sair assim, em missão. Nós precisamos ouvir, muitos precisam".

Em outra visita, uma senhora que era de outra religião nos fez sentirmos em casa, nos ouviu, falou, partilhou e nos agradeceu.
Aqui em Dourados, visitamos uma casa com homens paraguaios, que estão trabalhando em uma construção. 15 no total. Durante o horário de almoço nos receberam e ficaram contentes e agradecidos. Nos passaram uma paz e também sentimos em cada um, a necessidade da evangelização, que mais e mais o mundo pede........

À tarde, na casa de uma senhora que queria que evangelizássemos seus filhos, só que eles não estavam lá no momento. Ela afirmou que os jovens precisam de Deus, conhecê-lo, pois acham que a felicidade está no prazer, nas festas, na prostituição, nas bebidas, drogas mas é em DEus que temos uma felicidade verdadeira. Isso é momentâneo, passageiro.

Chegamos a frente de uma casa e encontramos uma senhora protestante que nos recebeu e disse que estava precisando mesmo ouvir aquelas palavras que fomos levar (João 20,19-23) e nos agradeceu. 


Fomos a casa de um outro protestante que nunca recebeu um católico em sua casa, essa foi a 1ª vez. "É importante que os católicos também evangelizem e partilhem, porque o que os evangélicos tem para partilhar, os católicos também têm. O Deus é o mesmo" - disse.

Veja algumas fotos deste 3° dia de missão


Jorge Luiz
Missionário da Imaculada - Pe. Kolbe
Aspirante, em missão na cidade de Dourados-MS

4º Dia de Missão

Neste dia fomos a casa de algumas pessoas , foi um pouco desafiador pois encontramos cães ferozes mas, não desistimos, seguimos em uma casa onde o cachorro não queria nem nos deixar bater na porta, nem colocar a revista na porta ou correio. Não podemos ter medo, isso foi mais uma experiencia que tivemos, pois Deus está conosco.

Como nos fala a palavra de São João 20,19-23 não podemos ter medo, pois Deus está conosco e nos dá força para enfrentar tudo quanto for possível em nossos caminhos.

Na casa de uma senhora, que ao nos identificarmos como católicos da comunidade São Paulo apóstolo, nos acolheu com um sorriso e recebeu-nos com muita alegria. Em sua casa, quando iniciamos a oração, ela começou a chorar e contar as suas dificuldades em sua família; sua história nos comoveu. Ela disse que a palavra foi um conforto naquele momento. Nos contou que seu filho está em São Paulo, preso. Saiu daqui para trabalhar e envolveu-se com drogas e acabou por ser preso. 

Então a confortamos e partilhamos juntos as dificuldades, foi onde ela se sentiu mais esperançosa e confiante em Deus, por meio da leitura do evangelho (João 20,19-23).
Ela disse que é nos momento difíceis que precisamos de Deus, mas é nessa hora que parece que Deus está longe. Disse-lhe que Deus não está longe, então perguntou-me:  "por que nas dificuldades não conseguimos ver Deus?". É porque os problemas nos afastam de Deus. Ele não se afasta de nós, são os problemas que nos desanimam e criam uma distância entre você e Deus - eu respondi. 

Então ela ficou mais feliz e confiante em Deus.
É por isso que buscamos Deus todos os dias: para nos fortalecermos, pois se com ele é difícil, sem ele é pior. Busquemos Deus sempre, pois é Ele quem nos faz vencedores; é Ele que luta junto conosco diariamente.
Se os discípulos sentiram dificuldades e eles estavam sempre com Jesus, que dirá nós que só o procuramos quando queremos ou precisamos d'Ele?.

Jorge Luiz
Missionário da Imaculada - Pe. Kolbe
Aspirante, em missão na cidade de Dourados-MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário